terça-feira, 15 de dezembro de 2015

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2015

RELATÓRIO DO EMI 2015 ESTE TEM POR OBJETIVO RELATAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE ESTE ANO. O PROGRAMA FOI COORDENADO PELA PROFESSORA MARGARET BATAGIN.

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Viagem Ensino Médio Inovador

No último dia 24/25/08/2015 os alunos do Ensino Médio Inovador juntamente com a direção e professores estiveram visitando a Serra Gaúcha, desfrutando das belezas daquele lugar. 
Os alunos e professores fizeram a Viagem de Garibaldi a Carlos Barbosa com a Maria Fumaça onde puderam participar durante a viagem de inúmeras apresentações e também puderam degustar de sucos e vinhos. 
Durante o dia, teve vários passeios como Visita ao Mini Mundo, Mundo a Vapor, Lago dos Cisne e a Igreja de Pedra, como também Fábrica de Chocolate. Foi uma linda viagem e com certeza o aprendizado foi de grande valia para estas pessoas.
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 17 de junho de 2015

APROVEITANDO O BAGAÇO DA CANA E O MEIO AMBIENTE

Trabalho de Pesquisa nas aulas de História com a Professora Cleci
Alunos do 201 EMI
Após o estudo no livro didático, organizaram-se em dupla e buscaram pesquisar qual a utilização do bagaço da cana no meio ambiente

segunda-feira, 15 de junho de 2015

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM- "O LIXO NOSSO DE CADA DIA ".

O lixo tornou-se um grande problema para humanidade. Além de poluir o meio ambiente , água, ar e solo.
Devemos conhecer e separar o nosso lixo diário, identificar os materiais recicláveis e aplicar atitudes para reutilizar, reciclar, reduzir nosso lixo.












quarta-feira, 10 de junho de 2015

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM 2º BIMESTRE/2015

TEMA; Meio Ambiente; “Água Flor da Vida”
METAS; Desenvolvendo uma postura adequada em relação ao ambiente em que vivemos.
JUSTIFICATIVA:

O crescente desrespeito aos animais, às árvores, às nascentes e às mata ciliares; a falta de cuidados com a água tratada e seu desperdício, o uso  indiscriminado de venenos, a derrubada de árvores, as alterações no meio ambiente e mudanças climáticas,  tudo isso não nos permite ficar indiferentes e omissos diante de uma realidade que se apresenta tão devastadora.  Afinal, foi a nossa geração, a de nossos pais, avós e bisavós que alteraram o clima do planeta. O plantio de árvores é um ato de cidadania. Não basta simplesmente plantar. É preciso conhecer e se responsabilizar pela manutenção do exemplar plantado. A crescente degradação ambiental e poluição de rios não é mais exclusividade apenas dos grandes centros industriais. Em cidades do interior, um dos temas de preservação é a recuperação das nascentes e encostas dos rios, que, devido ao desmatamento, acarretam em problemas sistêmicos que começam com erosões, assoreamento, diminuição da vazão das nascentes, modificação no microclima e alteração do ecossistema. Como forma de diminuir tamanha agressão, esta atividade de aprendizagem busca atuar no plantio de árvores nativas em áreas de degradação ambiental, mais especificamente ás margens do Rio das Flores no município de Paraíso. O projeto é interdisciplinar, e envolve também a EPAGRI e o SICOOB, parceiros colaboradores do Projeto “Água; Flor da Vida”.
OBJETIVOS
Proporcionar estratégias de aprendizagens, visando a formação de cidadãos autônomos, críticos e atuantes na sociedade em que vivem e propiciar situações para aprimorar e desenvolver nos educandos uma consciência ecológica.Envolver toda a comunidade escolar no projeto.
Oportunizar situações para desenvolver a oralidade e a escrita através de ações, ideias, opiniões, juízos e experiências.Levar à praticidade os conhecimentos adquiridos durante o desenvolvimento deste projeto, principalmente em relação ás árvores,  á água e ao lixo.
Conscientizar a comunidade escolar sobre os efeitos danosos do aquecimento global no que se refere à flora, à fauna, às nascentes de  água e seus mananciais e  à agricultura, promovendo ações para a proteção do ecossistema, como: evitando as queimadas, a derrubada de árvores, a poluição das águas,a emissão de gases na atmosfera e a contaminação dos riachos.
ATIVIDADES AS SEREM DESENVOLVIDAS;
Pesquisa com os alunos em livros, jornais, revistas e internet.
Trabalhos com palavras cruzadas e acrósticos.
Montagem e recortes com exposição dos trabalhos realizados.
Pesquisa de palavras desconhecidas.
Redigir estudos gramaticais através dos textos e tema em estudo.
Compor poemas, dissertações, descrições e relatórios.
Conversas informais sobre o tema em estudo.
Apresentação de slides, dvds e cds sobre conservação da água e mata ciliar, meio ambiente, animais em extinção, sobrevivência do planeta, aquecimento global.
Formação de grupos de estudos para levar às comunidades o trabalho realizado que vem sendo realizado pelos alunos no Projeto “RIO das Flores Rio da Vida”
Plantio de árvores nas proximidades do Rio das Flores.
Fixar tabuletas, cartazes, murais na escola e  na comunidade escolar alertando sobre a recolha do lixo, conservação das árvores, preservação da vida no planeta.
Apresentação do filme: “Uma verdade inconveniente”.
Organizar uma sessão artística sobre “Aquecimento global”.
Confecção de camisetas.
Visita a bibliotecas.
Leitura e interpretação de textos de diferente natureza: poemas, contos, letras de música, jornais, revistas, internet, notícias, manchetes sobre este tema.
Confecção de livros e cartazes sobre o ecossistema.
Palestras: conscientização de cuidar da vida do planeta, lixo seco, meio ambiente.
CRONOGRAMA:
2º Bimestre de 2015.
 TURMA: 2º ANO DO EMI
AVALIAÇÃO
 A avaliação será continua ao longo do desenvolvimento do projeto, nos aspectos quantitativos e qualitativo da aprendizagem segundo o PPP/ 2015.
CULMINÂNCIA DO PROJETO;
 Plantio de árvores no dia 02/06/2015
Caminhada cívica em Protesto pela degradação ambiental e o uso indiscriminado da água e poluição da mesma no dia 12/06/2015
Hora cívica  12/06/2015



segunda-feira, 8 de junho de 2015

PROJETO "ÁGUA FLOR DA VIDA".




No dia 02 de junho de 2015, os alunos do Ensino Médio Inovador 2º "1" do período matutino EEB. Adolfo Silveira Paraíso SC  participaram do plantio de Árvores Nativas nas margens do Rio das Flores, sendo que nesse dia vencemos mais uma etapa do projeto revitalização do Rio das Flores. Foi um Sucesso. Queremos os parceiros, Secretaria Municipal de Educação, Sicoob, Epagri
, Secretaria da Agricultura, Professores que fazem parte desse projeto, aos ribeirinhos Sr: Ari Marasca, Sr: Werno Nitsche, Secretaria de Obras que estará dando continuidade nos trabalhos com a Recolha dos  Materiais Recicláveis, a todos o nosso muito Obrigado.
"O seu futuro depende de suas ações hoje, com o Meio Ambiente".







terça-feira, 31 de março de 2015

TRABALHANDO COM A MÚSICA “ESCRAVOS DE JÓ”

ATIVIDADES; PROFª ÉDINA


Objetivo:  Ao deslocar-se na cadência e realizar os movimentos propostos formarão uma espécie de “balé brincalhão”
Propósito; Fazer do jogo-dança um momento de união do grupo e proporcionar um espaço de adequação do ritmo grupal. Trabalhando Valores Humanos como: Alegria e Entusiasmo pela brincadeira do grupo (diversão entre erros e acertos); Harmonia, na busca do Ritmo Grupal; Parceria e Respeito para caminhar junto com o outro.



DINÂMICAS DE INTEGRAÇÃO.



ALUNOS DA TURMA DO 2º ANO DO EMI FAZEM DINÂMICA DE INÍCIO DO ANO LETIVO

Profº Orientador de Convivências Roberto Schuster

No ginásio de esportes, realização de dinâmicas de integração e socialização com alunos da turma do EMI, no dia 10 de fevereiro de 2015.








                                           ATIVIDADES DE RECREAÇÃO AO MEIO DIA

Projeto EMI 1º Bimestre/2015


EIXO NORTEADOR DO EMI: COMUNIDADE

EIXO NORTEADOR DA ESCOLA: ESCOLA, LUGAR DE... ENSINAR, APRENDER, CONVIVER, COM RESPEITO E COMPROMETIMENTO.

TEMA: TEMPO DE PÁSCOA  e o RESPEITO AO SER HUMANO

PROBLEMATIZAÇÃO: Como resgatar os valores humanos, contribuindo para a diminuição da pratica de atos violentos como o bullying, na escola.
Meta do projeto:
Motivar os alunos para aprender a respeitar, escutar o outro, ser solidários,  ser tolerantes,  trabalhar em equipe,  compartilhar ou socializar.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar condições para que os educandos se conscientizem da necessidade de respeito entre todos através do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, construindo valores éticos e morais para o exercício de sua cidadania, partilhando o que sabe e o que aprende.

JUSTIFICATIVA
Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem comprometidos com o bem comum.
A função maior da escola é contribuir para a construção da cidadania, formando cidadãos conscientes, participativos e com uma conduta pautada em valores sólidos.
Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso,  trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos. A CF 2015 busca propor à sociedade, o diálogo, a convivência fraterna e o cuidado do bem-estar daqueles que convivem, com o Lema “Eu Vim para Servir”.
Inserido neste contexto está a escola, que participa ativamente dos acontecimentos da sociedade e, é por isso que educandos e educadores trabalham na construção e aprendizagem deste projeto no período que antecede a Páscoa.
Um dos papéis da escola é levar o aluno a conhecer as  diversas manifestações culturais de seu meio e construir uma relação de respeito com elas. A intenção do projeto é promover atividades lúdicas e dinâmicas a fim de despertar valores que conduzam ao respeito, a responsabilidade, a reflexão critica, orientando-os a aprender a trabalhar em equipe, tornando-se mais  participativos, critico reflexivos, e ser capaz de demonstrar o que aprende em suas ações.
Assim, a escola torna-se um lugar bastante privilegiado, tanto quanto a família, na preparação do indivíduo para a convivência nessa sociedade, pois é local da diversidade e de heterogeneidade. 

ATIVIDADE DE MOTIVAÇÃO:
No ginásio de esportes, realização de dinâmicas de integração e socialização com alunos da turma do EMI, no dia 10 de fevereiro de 2015.

CRONOGRAMA:
1º Bimestre de 2015.

TURMA: 2º ANO DO EMI

AVALIAÇÃO
            Será participativa, diagnóstica, dialética, dinâmica, instrumental e investigativa do processo de construção do conhecimento do educando. Como instrumentos serão utilizados aspectos qualitativos e quantitativos; Comprometimento; Compreensão; Criatividade; Raciocínio lógico; Articulação dos saberes. Será levada em consideração a participação efetiva nas atividades, a colaboração com os colegas e a mudança de atitudes respeitando os valores trabalhados.

SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO;

A culminância da atividade de aprendizagem será no dia 02 de abril/2015, apresentação de teatros, mensagens,  musicas, paródias, partilha de alimentos entre a comunidade escolar, organizado pelos alunos do EMI.

Volta as aulas 2015.






EMI PLANOS DE CURSO-2015
DISCIPLINA/
PROFESSOR
EMENTA
OBJETIVOS
CONTEUDOS
METODOLOGIA
AVALIAÇÃO




BIOLOGIA
Rosane Mariza Scherner.

Histologia Animal. Os Seres Vivos: Biodiversidade, Nomenclatura e Classificação. Vírus. Os Reinos de Seres Vivos: Monera, Protista, Fungos, Vegetal e Animal.
* Valorizar os conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos tecidos que formam o corpo humano, reconhecendo a importância desse saber para compreender melhor as características físicas e para prevenir eventuais distúrbios que comprometam nossa saúde.
* Compreender a complexidade das relações entre os seres vivos e o ambiente nos ecossistemas, reconhecendo o alto grau de interdependência que há entre os diversos componentes da biosfera.
* Compreender que a classificação biológica organiza a diversidade de seres vivos e facilita seu estudo, destacando a necessidade de preservação da biodiversidade para uma boa qualidade de vida humana.
* Conhecer a estrutura geral dos vírus, reconhecendo sua relativa simplicidade estrutural e bioquímica quando comparados a qualquer outro grupo de organismos.
* Caracterizar, exemplificar, conhecer anatomicamente e funcionalmente os seres vivos que compõem cada um dos reinos de seres vivos, destacando seus respectivos papéis no ambiente.
* Reconhecer a importância ecológica das plantas e a necessidade de preservação dos ambientes.
* Caracterizar as funções vitais básicas dos animais e relacioná-las entre si na manutenção do ser vivo.
* Utilizar dados na elaboração de diagnósticos referentes às questões ambientais e sociais e de intervenção que visam a melhoria das condições de saúde.

1º Bimestre
1 – Histologia animal:
1.1- Tecidos epiteliais: de revestimento e glandular.
1.2- Tecidos conjuntivos: adiposo e sanguíneo.
1.3- Tecido nervoso.
1.4- Drogas e a saúde humana.
2- Os Seres vivos:
2.1 - Biodiversidade.
2.2– Nomenclatura, classificação biológica e filogenética.
2.3– Os reinos biológicos: características dos 3 domínios e dos 5 reinos.
3- Os vírus:
3.1-Características gerais, estrutura, tipos e reprodução.
3.2- Principais viroses humanas e a AIDS.
2º Bimestre
4- O Reino Monera e Protista:
4.1- Características e representantes.
4.2- Bactérias e arquebactérias: estrutura, habitat, formas, nutrição, respiração, modo de vida, reprodução e importância econômica e ecológica,
4.3- Cianobacterias: estrutura, habitat, nutrição, reprodução e importância ecológica.
4.4- Protozoários e algas: morfologia, classificação, habitat, nutrição e reprodução.
4.5- Importância ecológica e econômica das algas.
4.6- Doenças humanas causadas por bactérias e por protozoários.
5- O Reino dos fungos:
5.1- Características gerais, habitat, nutrição e reprodução.
5.2- Diversidade e importância econômica: medicinal e alimentícia, ambiental.
5.3- Doenças causadas por fungos.
3º Bimestre
6- O Reino Plantae:
6.1-Características gerais e diversidade.
6.2- Célula e tecidos vegetais.
6.3- Principais partes de uma planta.
6.4-Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas: estrutura, habitat, grupos, ciclo de vida e importância.  
6.5- Reprodução em angiospermas.                  
6.6- Fisiologia das fanerógamas: transpiração, fotossíntese, respiração e movimentos.
6.7- Fitormônios.
6.8- Desenvolvimento das plantas.
6.9- Adaptação dos vegetais ao ambiente.
6.10- Biopirataria.
4º Bimestre
7-Reino Animal:
7.1- Características gerais e critérios de classificação dos animais.
7.2- Poríferos e Celenterados: características e representantes, habitat, estrutura corporal e células especializadas, nutrição e reprodução, tipos e os recifes de corais.
7.3- Platelmintos e Nematelmintos: características e exemplares, habitat, anatomia, reprodução, classes de platelmintos, ciclo de vida dos principais platelmintos e nematelmintos parasitas do homem.
7.4-Moluscos e Anelídeos: características e representantes, habitat, anatomia de um representante de cada filo, diversidade e importância econômica e ambiental.
7.5- Artrópodes e Equinodermos: características e exemplares, habitat, anatomia, desenvolvimento, diversidade, importância ambiental e econômica dos artrópodes.
7.6- Cordados: características gerais, classificação e representantes.
7.7- Vertebrados: características gerais (habitat, revestimento do corpo, tipo de locomoção e esqueleto, temperatura corporal e outros) e a anatomia de ágnatos, condrictes, osteíctes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
7.8- Fisiologia comparada dos grupos de invertebrados, vertebrados e do homem: digestão,
respiração, circulação, as defesas dos animais, excreção, sistemas: locomotor, hormonal e nervoso; os sentidos.
8-Saúde:
8.1- Conceitos de saúde e indicadores de qualidade de vida.
8.2- Principais tipos de doenças que afetam o ser humano.
8.3- A tecnologia auxiliando na prevenção e tratamento de doenças.
8.4- A saúde no Brasil e os hábitos saudáveis de vida.
*Leituras, interpretações, resumos e produções de folders, paródias e textos.
* Analise de ilustrações e pesquisas.
* Utilização de rótulos, jornais, revistas e bulas de remédios.
* Conversação dirigida.
* Projetos relativos a campanhas: saúde e meio ambiente.
* Utilização do datashow e do retroprojetor.
*Correções de exercícios (como questões discursivas e objetivas, cruzadinhas, relacionar colunas e outros), realizados pelos alunos, em sala ou extraclasse.
* Dinâmicas de grupo.
* Entrevistas e palestras.
* Passeios e visitas (hortas, pátio, jardins, Unoesc...)
*Experimentações e estudos do meio-investigações de situações-problema (lixo, esgoto,água, solo , desmatamento...)
* Pesquisas bibliográficas: com apresentações, debates ou seminários.
* Utilização de materiais audiovisual para apresentação de documentários: DVD, vídeo e CD.
* Construção de painéis, murais e cartazes.
* Escrever relatórios e reportagens.
* Desenhos, pinturas, colagens, modelagens e maquetes: confecção de modelos de células, da molécula de DNA e outros.
* Jogos, brincadeiras e dramatizações.
*Montagem de portfólios e da Feira de Ciências e Tecnologia.
* Aplicação de provas orais e escritas.

Aspectos qualitativos: observação direta do professor na ordem e capricho no material de estudo e com a sala de aula, participação na realização dos trabalhos em sala de aula; respeito com colegas e professores; tema; cumprimento das normas da escola; aplicação dos conhecimentos científicos mediados na escola.
Aspectos quantitativos: apresentações de trabalhos e atividades como: relatórios, exercícios, resumos, pesquisas, produções de folders, textos e desenhos; confecção de cartazes e maquetes, apresentações de dramatizações e paródias, realizados em sala e extraclasse; provas orais e escritas.



EDUCAÇÃO FÍSICA/
Celi Corso
Atividades e jogos esportivos, suas influências didáticas metodológicas para o processo ensino-aprendizagem, dos esportes

*Oportunizar aos alunos durante atividades, que estabeleçam relações equilibradas, respeitando características físicas e de desempenho de si próprio e dos outros,
*Conhecer, valorizar e respeitar da pluralidade de manifestações da cultura do corpo;
*Participar de diferentes atividades corporais procurando adotar atitudes cooperativas;
Participar de atividades rítmicas;
*Vivenciar e aplicar os conceitos e técnicas e táticas em todas as modalidades esportivas;
*Conhecer os efeitos da atividade física sobre o organismo e a saúde;
*Utilizar o dialogo como resolução de conflitos, respeito a opinião do outro e troca de conhecimento;
*Conhecer as regras de diferentes práticas esportivas, adaptando-as de acordo com a realidade.

1º Bimestre
PE NA TRILHA,
Tênis de mesa;
Futsal, e sua fundamentação esportiva
Organização das equipes da sala;
Filme: MENINA DE OURO;
Pesquisa e estudo sobre as Regras Oficiais.
2º Bimestre
Voleibol, e sua fundamentação esportiva:
Dança Folclórica (Festa Junina);
Ensaios;
Escolha da musica;
Montagem da coreografia;
Organização dos figurinos;
3º Bimestre
Tênis de mesa;
Voleibol e futsal;
Intercambio escolar;
Atividades sala informatizada, (pesquisa e jogos);
Atividades “Semana do Estudante”.
Pesquisa e realização de trabalho sobre: ESTRESSE: UMA FORMA DE OLHAR O MUNDO;
Regras do Voleibol;
 Filme: MEU NOME É RÁDIO
4º Bimestre
Jogos escolares de futsal;
Voleibol e Handebol
Tênis de mesa;
Jogos esportivos encerramento do ano letivo;
Atividades em sala de aula;
Jogos e atividades na sala de informática;
Pesquisa e realização de trabalho sobre: SEDENTARISMO: O GRANDE VILÃO;
Filme: DESAFIANDO GIGANTES;
Quadra esportiva;
Bolas;
Cones;
Colchonetes;
Rede;
Arcos;
Outros...
Aulas teóricas, aulas práticas, pesquisas, debates, dinâmicas, vídeos, trabalhos e vivências corporais.

Será considerado satisfatório o aprendizado do aluno, a partir de sua aplicação no dia-a-dia do conhecimento das atividades trabalhadas.



HISTÓRIA/
Cleci de Lima
A disciplina de História do 2º ano do ensino Médio discutirá o declínio do Feudalismo tendo como tema central a Modernidade. Deveremos compreender o processo de transição, percebendo a gênese e o desenvolvimento do Capitalismo de forma a poder discernir os processos de transformação que passou o Capitalismo até o final do século XlX. Também analisaremos a colonização do continente americano de forma geral e a do Brasil com especial ênfase, destacando essa dinâmica Capitalista.


*Analisar o contexto histórico a partir do declínio da Idade média, compreendendo o conceito de Modernidade, e seus desdobramentos até o final do século XlX.
*Entender o processo de desenvolvimento político e social das sociedades contemporâneas e a sua articulação com o mundo do trabalho e da produção.
* Discutir os movimentos sociais no Brasil e no Mundo, a partir da perspectiva dos trabalhadores e sua importância na crítica ao capital e na construção de uma sociedade mais igualitária e democrática.

1º Bimestre
A Idade Moderna
A Crise do Sistema Feudal
A formação do Estado Moderno
As Grandes Navegações
O reino do Congo na África
Feitorias Portuguesas na África
A Conquista e a Colonização Espanhola na América
2º Bimestre
A Conquista e a Colonização Portuguesa na América
Os engenhos de açúcar e a escravidão
A sociedade colonial urbana
As drogas do sertão e a expansão da pecuária
A exploração do ouro
O Tropeirismo
O Iluminismo
A Critica ao Absolutismo e a Igreja
O Liberalismo
As ideias dos Iluministas na formação do Mundo Contemporâneo
3º bimestre
A Formação das Treze Colônias Inglesas
O Comercio Triangular
As guerras de independência na América do norte
A Revolução Francesa e o Império Napoleônico
Os Direitos do Homem e do Cidadão
O Bloqueio Continental e sua Influencia no Brasil
A Revolução Industrial
As Inovações tecnológicas
O Fortalecimento do capitalismo
As Transformações sociais
Reações Operárias: Ludismo e Cartismo
4º Bimestre
As Independências da América Espanhola
Processo de Independência do Brasil
O Império do Brasil
A Primeira Constituição do Brasil
Primeiro Reinado (D. Pedro I)
Período Regencial
Segundo Reinado (D. Pedro II)
A produção de Café no Brasil
Trabalho dos Imigrantes
Guerra do Paraguai
Abolição da escravidão
v  Aulas expositivas, dialogadas, trabalhos em equipes ou em dupla;
v  Atividades individuais orais e escritas;
v  Apresentação de seminários;
v  Confecção de painéis;
v  Atividades com filmes e documentários em CD ou DVD;
v  Pesquisa na internet e na biblioteca;
v  Provas individuais e sem consulta ao material;
v  Provas individuais e com consulta/pesquisa no caderno.

A avaliação é contínua e cumulativa sendo observado o crescimento do aprendizado do aluno no decorrer das atividades realizadas, bem como seu interesse e interação com o conhecimento. A avaliação quantitativa poderá ocorrer através de trabalhos de pesquisa individuais ou coletivos utilizando-se do laboratório de informática, produções de textos, provas/testes escritos, seminários, exercícios, apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo, análise de documentários em DVD ou Cd, entre outros. Nos aspectos qualitativos será avalia responsabilidade, pontualidade na entrega de trabalhos, tema, respeito com a professora e com os colegas,



SOCIOLOGIA
Cleudete Schuster
As dinâmicas da participação política e suas interfaces com as esferas institucionais do Estado, as lógicas de desigualdade frente globalidade e suas relações de construção de poder. Os condicionantes que atuam na efetivação da emancipação humana no que se refere à diversidade de regime e sistemas políticos, a ação de ideologias e as clivagens sociais e suas matrizes econômicas e culturais.
*Compreender a reestruturação do Estado dentro da economia e da política mundial.
*Analisar as relações humanas sob as perspectivas do poder (micro e macro) e suas implementações na ordem política e econômica.
*Conhecer os conceitos básicos de Ciência Política.
*Explicar os avanços e as conquistas sociais alcançados através da conscientização e transformação da sociedade.
*Reconhecer os problemas sociais presentes na sociedade causados pelas novas relações sociais.
*Conhecer e investigar algumas as estratégias que a sociedade civil se apropria para reivindicar direitos.
*Refletir sobre o que é o trabalho, qual é o seu papel na vida dos indivíduos, qual é a diferença entre trabalho e emprego, como a sociologia tem observado e discutido esse fenômeno, bem como qual é a especificidade do trabalho na sociedade capitalista.
*Relacionar as mudanças sociais com as mudanças no mundo do trabalho.
*Compreender que as diferenças sociais e econômicas não são aspectos apenas  motivados por forças individuais.
1º Bimestre
Poder , Política e Estado
A formação do Estado Brasileiro
Democracia
Os direitos Humanos
O direito ao voto dos adolescentes no Brasil
2º Bimestre
Movimentos Sociais
Questões e Problemas Sociais da Contemporaneidade
Movimentos sociais e ação coletiva
Movimentos tradicionais (de classes),
Movimentos urbanos e movimentos pós-materiais
ONGs
3º Bimestre
O significado do trabalho: trabalho como mediação.
Divisão social do trabalho; divisão sexual e etária do trabalho; divisão Manufatureira do trabalho.
Processo de trabalho e relações de trabalho.
Transformações no mundo do trabalho: emprego e desemprego na atualidade.
4º Bimestre
Leis trabalhistas
Estratificação Social
Estratificação social (em Weber, Durkheim e Marx)
Tipos de estratificação
Classes,  Estamentos,  Castas.
Desigualdade Social
Por que o mundo é tão desigual e injusto. Por que estas desigualdades são mantidas há tanto tempo

As aulas serão ministradas de forma expositiva e explicativa, bem como trabalhos em pequenos grupos com apresentação dos mesmos em forma de seminário. Leitura e análise de textos e fatos da realidade. Painéis e debates. Construção de textos. Pesquisa bibliográfica, virtual e de campo (quando possível).

A avaliação quantitativa acontecerá durante e em cada aula, pela observação da professora na participação do aluno, na compreensão do conteúdo no sucesso do Ensino Aprendizagem. Acontecerá uma avaliação escrita por bimestre com questões abertas e fechadas: participação, atenção, assiduidade, pontualidade, disciplina, responsabilidade, interesse, respeito, constam do aspecto qualitativo da disciplina.




FÍSICA
Delires Moresco Bellatto
Física térmica, calor, mudanças de estado, dilatação, estudo dos gases, termodinâmica, reflexão da luz, lentes esféricas, instrumentos ópticos e ondas.

*Reconhecer a física enquanto construção humana, aspectos de sua história e relações com o contexto cultural, social, político e econômico.
*Contribuir para a formação de uma cultura científica efetiva, que permita ao indivíduo a interpretação dos fatos, fenômenos processos naturais.
*Discutir a origem do universo e sua evolução, mas também os gastos e o funcionamento de aparelhos presentes na vida cotidiana.
*Reconhecer a importância da Leis de Newton no cotidiano.
*Interagir com os colegas cooperativamente, auxiliando e aprendendo juntos, formando um ambiente propício à aprendizagem.

1º Bimestre
I Temperatura – Dilatação – Gases
Temperatura e dilatação; Equilíbrio térmico;Conversão de escalas termométricas;Escala Kelvin;Dilatação linear, superficial e volumétrica;Aplicações práticas da dilatação térmica;Comportamento dos gases;Transformações isotérmicas e isobárica;Equação de estado de um gás ideal;
II- Calor
Calor e energia;Transferência de calor;Capacidade térmica e calor específico
Trabalho em uma variação de volume;A primeira Lei da Termodinâmica e aplicações;Máquinas térmicas – 2ª Lei da Termodinâmica
2º Bimestre
III – Mudanças de Fase
Sólidos líquidos e gases;Fusão e Solidificação; Vaporização e condensação;Influencia da pressão
IV - Introdução à Óptica Geométrica
Raio de luz e feixe de luz;Meios ópticos;Fontes de luz;Princípio da propagação da luz;Eclipses
Sombras
V - Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Leis da reflexão;Campo de um espelho plano;Associação e espelhos
3º Bimestre
VI - Espelhos esféricos
Focos dos espelhos;Construção de imagens;Equações dos espelhos
VII - Refração da Luz
Velocidade da luz;Cor;Índice e leis da refração
 4º Bimestre
VIII - Ondas
O que é onda;Sua natureza e dimensões;Tipos de ondas;Fenômenos ondulatórios
IX - Natureza do Som e da Luz
Velocidade do som;Qualidades fisiológicas do som;Difração da luz

Aulas expositivas
Textos complementares
Experiências
Pesquisas
Vídeos
Provas escritas
Trabalhos individuais
Trabalhos em grupos
Relatórios
Atividades em sala de aula
Participação, interesse, assiduidade, pontualidade.




QUÍMICA
Ivone Maria Falchetti Baldin
Estudo de Reações químicas, massa atômica e massa molecular, estudo dos gases, cálculos estequiométricos, soluções, propriedades coligativas, termoquímica , equilíbrios químicos e cinética química

*Valorização da pesquisa como instrumento fundamental dos químicos como ciência.
*Descrever as transformações químicas em linguagens discursivas.
*Identificar fontes de informações e formas de obter informações relevantes para o conhecimento da química. (livro, computador, jornais, manuais etc.)
*Desenvolver a capacidade do uso da matemática como uma ferramenta nos dados quantitativos químicos, tanto na construção quanto na análise e na interpretação de gráficos e tabelas.
*Desenvolver aspectos químicos na interação individual e coletiva do ser humano com o meio ambiente.

1º Bimestre
I- Estudo Dos Gases
1-      Teoria cinética dos gases.
2-      Equação geral dos gases
3-      Equação de Clapeyron
4-      Densidade dos gases
5-      Poluição Gasosa
II .Reações Químicas: aspectos qualitativos e quantitativos
1. Principais tipos: ácido–base; combustão; oxirredução; adição; decomposição; substituição; eliminação; condensação; hidrólise; polimerização.
2. Leis das combinações químicas.
3. Estequiometria.
4. Equações químicas: balanceamento.
5. Mol: conceito e utilização.
6. Massa atômica; massa molecular; massa molar.
7. Mol e constante de Avogadro.
8. Volume molar
2º Bimestre
III- Soluções
1. Formação de dispersões: Soluções, colóides e suspensões - definição, características e formação.
2. Classificação das soluções.
3. Solubilidade.
4. Concentração das soluções.
5. Recursos hídricos: água doce, oceanos e mares.
3º Bimestre
III- Propriedades Coligativas
1. Tonometria.
2. Ebuliometria.
3. Criometria.
4. Pressão osmótica.
IV- Termoquímica
1. Reação química e energia.
2. Processos exotérmicos e endotérmicos.
3. Entalpia.
4. Energia de ligação.
5. Lei de Hess.
6. Diagramas de energia.
4º Bimestre
V - Cinética Química
1. Velocidade das reações.
2. Análise gráfica de uma reação.
3. Fatores que alteram a velocidade das reações.
VI- Equilíbrio Químico
1. Reações reversíveis.
2. Constantes de equilíbrio.
3. Deslocamento de equilíbrio.
4. Princípio de Le Chatelier.
5. Equilíbrio iônico.                                                                                                                  6. pH e pOH
VII- Eletroquímica
1. Reações de óxido-redução.
2. Células eletroquímicas: pilhas.
3. Potencial padrão.
4. Aplicações das células eletroquímicas: baterias; corrosão.
5. Eletrólise.
Aulas expositivas
Aulas experimentais
Pesquisas em livros e internet
Trabalhos individuais e em grupos
Debates
Recursos audiovisuais
Documentários

A avaliação será realizada através de:
Provas
Trabalhos
Pesquisas
Apresentação de atividades-classe
Relatórios de experiências
Interesse, Dedicação, respeito, participação em aula.





LINGUA ESTRANGEIRA- INGLÊS
Simone Gonzatti Schopp

Leitura oral, escritura, compreensão de textos , redações,verbos no  presente e passado, significados de palavras, preposições

Ler e interpretar atribuindo sequencias textuais.
Produzir frases e textos.
Usar a linguagem oral.
Valorizar a leitura como fonte de informação.

1º Bimestre:
Textos
Review of verb tenses
Simple present
Present continuous
Going to future
Imperative
Simple past
Past continuous
2º Bimestre:
Can-cannot
An Interview
To save money
Seasons
Dates
Where are they from?
3º Bimestre:
Running after the hats.
Who's the over
Betty's house
Young people
4º Bimestre:
Relative pronouns
Prepositions
Reflexive pronouns

Aulas expositivas , atividades de leitura e pronúncia. Estudo do vocabulário e estruturas gramaticais relacionadas as praticas escritas e oralidade das funções comunicativas. Interpretações e  organizações , traduções de textos . Produções de textos, acrósticos , poemas .Exercícios de fixações. Músicas,  diálogos. Pesquisas, filmes.

Aspecto Quantitativos:
Provas escritas, envolvendo testes de múltipla escolha; Atividades;Exercícios para entregar;Provas orais; Apresentações e entregas de trabalhos;Leitura e produções de textos; Resumos de filmes;Ditados.
Aspectos Qualitativos:
Tema;  Respeito;Assiduidade;Pontualidade;Responsabilidade;Participação oral e escrita;Zelo pelo ambiente escolar;Asseio corporal; Usar uniforme e roupas adequadas;Cumprir as normas em sala de aula.



ARTES
Ari Baldin
Avaliar o trabalho em grupo quanto à cooperação, ao rendimento e a responsabilidade; Concretizar o projeto em termos adequados aos materiais a utilizar e as operações a realizar;Interrogar-se sistematicamente sobre as causas dos problemas.
*Buscar uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal e conhecimento estético, respeitando a própria produção e a dos colegas no percurso de criação que obriga uma multiplicidade de procedimentos e soluções.
*Reconhecer a importância do conhecimento adquirido através da musicalidade, dramatização e plástica sendo elas formas de criação.
 *Verificar a contribuição das atividades artísticas no desenvolvimento da                                                    sensibilidade, criatividade e rendimento escolar dos alunos.   
Realizar uma abordagem sobre a égide das ciências naturais e das ciências     humanas.   *Trazer à aula, de forma lúdica, elementos para que cada sujeito se compreenda como homem/mulher, social, histórico e culturalmente produzido e participar.
*Aplicar uma sequencia lógica na resolução de problemas, avaliando constantemente situações e ideias, quer na organização do trabalho, quer na organização de espaço, no recolhimento de informações ou na operacionalização dos projetos;


1ª Bimestre
TEMAS, DATAS COMEMORATIVAS
Datas comemorativas;
Festas escolares;
Arte visual;
Pé na trilha;
Escola,lugar de ensinar,aprender e conviver.
A TELEVISÃO E PUBLICIDADE
Pesquisa;
Entrevistas;
Apresentação;
Gravação;
2ª Bimestre
TEMAS, DATAS COMEMORATIVAS
Datas comemorativas;
Festas escolares;
Arte visual.
ALTA IDADE MÉDIA
Arte Barbara;
Arte carolíngia;
Arte Otoni Ana;
Arquitetura;
Pintura;
Mura listas;
Mosaicos.
3ª Bimestre
TEMAS, DATAS COMEMORATIVAS
Datas comemorativas;
Festas escolares;
Arte visual.
ARTE MODERNA NO BRASIL
Semana de 22;
Tarsila do Amaral;
Anita Malfatti;
Di Cavalcanti;
Outros artistas brasileiros;
Estilos musicais;
Sonorizar situações: fatos e imagens;
Coreografias;
Oratória;
Propaganda comercial;
4ª Bimestre
TEMAS, DATAS COMEMORATIVAS
Datas comemorativas;
Festas escolares;
Arte visual.
RENASCIMENTO
Definições e princípios fundamentais;
Ponto de vista;
Plano geometral;
Plano do quadro;
Linha de terra;

•Aulas expositivas
•Aulas práticas
•Pesquisas em livros e internet
•Trabalhos individuais e em grupos
•Debates
A avaliação será realizada através de:
•Provas
•Trabalhos
•Pesquisas
•Apresentação de atividades extraclasse
•Interesse, Dedicação, respeito, participação em aula.


MATEMÁTICA
Lorivo Schneider
·         Números;
·         Medidas;
·         Álgebra;
·         Estatística;
·         Trigonometria
·         Geometria
•Compreender os conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas que permitam ( ao aluno) desenvolver estudos posteriores e adquirir uma formação cientifica geral.
•Aplicar seus conhecimentos matemáticos a situações diversas, utilizando-os na interpretação da ciência na atividade tecnológica e nas atividades cotidianas.
•Analisar e valorizar informações provenientes de diferentes fontes, utilizado ferramentas matemáticas para formar uma opinião própria que lhes permite expressar- se criticamente sobre problemas da Matemática, dos outras áreas do conhecimento e da atualidade.
•Desenvolver as capacidades de raciocínio e resolução de problemas, de comunicação, bem como espírito critico e criativo.
•Expressar-se oral, escrita e graficamente em situações matemáticas e valorizar a precisão da linguagem e as demonstrações em matemática.
•Estabelecer conexões entre diferentes temas matemáticos e entre estes temas e o conhecimento de outras áreas do currículo.
•Reconhecer representações equivalentes de um mesmo conceito, relacionando conceitos associados ás diferentes representações.
1º Bimestre
Revisão:
*Progressões : Aritmética e Geométrica.
*Matemática financeira.
2º Bimestre:
GEOMETRIA.
*Trigonometria.
*Relações métricas e trigonométricas.
*Funções trigonométricas.
*Ciclo trigonométrico.
3º Bimestre;
*Matrizes e determinantes.
*Estudo das matrizes.
*Determinantes.
*Sistemas lineares.
4º Bimestre.
ESTATÍSTICA.
*Análise Combinatória.
* Probabilidade.

Aulas expositivas.
-Pesquisas na biblioteca e sala de informática.
-Trabalhos em grupos.
-Debates.
-Jogos matemáticos.
-Provas orais e escritas.
Relatórios de pesquisas.
Tema de casa.
-Participação e interesse nas aulas.
-Respeito, dedicação nas atividades propostas.
Assiduidade.
Auto-avaliação.


FUTSAL
Édina Regina Cassel Kempa
Abordagem da pedagogia do movimento e do esporte futsal, estudo reflexivo dos aspectos socioculturais que determinam a prática do futsal em diferentes contextos, histórico, regras básicas e iniciação ao desporto.

*Desenvolver no aluno habilidades motoras e o padrão motor, dando a oportunidade à aprendizagem pedagógica do futsal, e utilizar este esporte uma ferramenta socioeducativa.
*Conhecer as diferentes formas de se praticar os esportes e atividades (competitivas e cooperativas).
*Proporcionar através da prática de habilidades específicas dos esportes, a identificação de qual a melhor forma de realizar as atividades propostas e como atuar junto aos colegas nas diferentes situações do jogo.
*Repassar conhecimentos da finalidade do que é competição (Esportes Regionais, Estaduais, Nacionais e Internacionais).
*Explanar o significado do esporte futsal;
*Jogar de forma cooperativa, lúdica e recreativa, desenvolvendo e aperfeiçoando técnicas e táticas específicas das modalidades.
*Execução de movimentos com e sem material;

       Fundamentação teórica e Prática;
       Jogos cooperativos;
       Normas e regras oficiais da FBFS;
       Exercícios de conclusão a gol;
       Treinamento técnico: de grupo;
       Fundamentação tática de defesa e ataque: Movimentos de defesa/princípios: meio aberto, meia quadra, pressão homem/bola, laterais e escanteio, Fundamentos de ataque: entrar na bola, linha de bola, linha de passe e leitura de marcação;
       Movimentos ofensivos: padrão de jogo, jogadas ensaiadas, faltas, laterais e escanteios;
       Exercício de ataque e contra - ataque (direto e coletivo);
       Aquecimento e alongamento (importância);
       Normas e regras oficiais da FBFS;

Aulas teóricas, aulas práticas, pesquisas, debates, dinâmicas, vídeos, trabalhos e vivências corporais.

A avaliação será feita, através da presença e participação dos alunos nas diversas atividades propostas.
Sendo levada em consideração, a postura de cada aluno em relação aos colegas e ao professor, pontualidade, uniforme, espírito de grupo e cooperação;
A avaliação não será sobre a habilidade dos alunos e sim sobre a maneira com que os mesmos realizam os diversos movimentos e atividades propostas.

GEOGRAFIA
Dayze  Maria Carlet
A Geografia conheceu, num passado recente, um movimento de renovação teórica, cientifica e tecnológica. Muito mais que uma disciplina, a geografia se volta ao processo de entendimento dos acontecimentos transformados, dos valores predominantes em cada grupo, de forma de produção de bens necessários à sobrevivência, da interdependência entre pessoas e lugares, das diferenças sociais e dos avanços tecnológicos, diferenças que caracterizam um grupo social, uma nação. Temos hoje, uma visão  ampla do processo de capitalização e internacionalização da economia e da sociedade como um todo, como o crescimento dos países emergentes, o aprofundamento da globalização, a produção das desigualdades sócio econômicas e as relações nos conflitos mundiais.

*Ampliar o interesse e o desejo de aprender, formando uma atitude cientifica diante dos fatos e fenômenos da natureza, buscando conhecimento através do estudo e pesquisa;
* Levar o aluno a adquirir consciência dos seus atos sobre a sociedade, tornando-se mais críticos nas suas escolhas;
* Contribuir para a construção da identidade pessoal e social do educando, compreendendo os elementos cognitivos, afetivos e culturais que os envolve;
* Desenvolver a capacidade de interpretar e de compreender os fatos acontecidos na comunidade onde vive, bem como estado e nação.

1º BIMESTRE:
Desenvolvimento do Capitalismo
Desenvolvimento X Subdesenvolvimento
A Guerra Fria e o Mundo Bipolar
Globalização
O Mundo no Século XXI: Economia e Geopolítica
Características do Desenvolvimento
Organizações Mundiais
2º BIMESTRE:
Espaço Mundial
Países Emergentes
Pobreza e Fome no Mundo
IDH, IDH-D, IDG
O Mundo Subdesenvolvido
África Subsaariana e América Latina: Regiões não desenvolvidas
3º BIMESTRE:
Atividades Primárias na Globalização
Os Recursos Minerais
Fontes de Energia
A Indústria no Mundo Globalizado
Primeiros Países a se Industrializar
EUA: Pioneiro Industrial das Américas
4º BIMENSTRE:
Novos Países Industrializados
Atividades Terciárias
Fronteiras Supranacionais
Blocos Econômicos


Aulas expositivas e dialogadas;
Trabalhos individuais e coletivos;
Apresentação de trabalhos;
Confecção de painéis;
Pesquisas;
Uso de recursos áudio-visuais;
Filmes e documentários;
Uso de Jornais, revistas e informativos;
Utilização, interpretação e construção de mapas;
Análise de informações coletadas nos meios de comunicação: oral, escrita e falada;
Estudo de diversas culturas;
Produção, leitura e interpretação de textos;
Leitura e interpretação de imagens.


A avaliação será contínua e cumulativa do desempenho do educando, destacando sua participação e interesse durante as aulas, assim como nas atividades extraclasse propostas.
Poderá ocorrer através de trabalhos individuais ou em grupos, pesquisas, entrevistas, produções de textos, provas, seminários, e, outros instrumentos que se fizerem necessários
FILOSOFIA
Davi Pereira
Os conteúdos apresentados nesse planejamento organizaram-se a partir de conteúdos denominados conteúdos estruturantes, ou seja, conteúdos que se constituíram historicamente e são basilares para o ensino de filosofia. MITO E FILOSOFIA, TEORIA DO CONHECIMENTO, ÉTICA, E FILOSOFIA POLÍTICA.  A partir dos conteúdos estruturantes, adaptamos os conteúdos específicos e complementares que irão ser trabalhados com os alunos no decorrer do Ensino Médio.
-Oportunizar momentos que facilitem. o pensar e o pensar sobre o pensar;
-Trabalhar com textos que incluam termos e conceitos cotidianos que facilitem a interação no contexto social;
Debater questões contemporâneas que facilitem a compreensão da realidade a partir dos problemas filosóficos destacados;
-Realizar atividades que levem o aluno a perceber a multiplicidade de pontos de vista e articulações possíveis entre os mesmos;
-Ler textos filosóficos de modo significativo;
-Ler, de modo filosófico, textos de diferentes estruturas e registros;
-Elaborar por escrito o que foi apropriado de modo reflexivo, de forma a reconstruir os conceitos aprendidos;
-Debater, tomando uma posição, defendendo-a argumentativamente e mudando de posição em face de argumentos mais consistentes-Articular conhecimentos filosóficos e diferentes conteúdos e modos discursivos das diversas áreas do conhecimento, e em outras produções culturais através da produção de conceitos.

1ª BIMESTRE
Mito e  Filosofia: O que é mito; O que é Filosofia;
O nascimento da Filosofia ou Surgimento da Filosofia
Filosofia, mito e senso comum;
O mito da Filosofia, continuidade e ruptura;
O mito como  forma de explicação da realidade;
Do senso comum ao pensamento filosófico;
A filosofia e o conhecimento em si;
2ª BIMESTRE
Perspectivado conhecimento
Metodologia da Pesquisa Filosófica;
Da possibilidade do conhecimento;
O valor do conhecimento
A extensão do conhecimento;
Entre a teoria e a prática
A verdade;
Concepções éticas;
Os problemas da ação ética;
A existência da ética;
3ª BIMESTRE
 Ética ou filosofia moral;
As relações ética: autonomia e heteronomia
Senso comum e consciência moral;
A moral e outras formas de comportamento humano.
 Invenção da Política/ Introdução à Política
Pensamentos políticos na História;
Socialismo x capitalismo;
4 BIMESTRE
Em busca da essência da Política
Política e Poder;
Política e Violência;
Os desvios do poder: totalitarismo e terrorismo
Política hoje
Diferentes modos de conhecer.
O problema do conhecimento
Filosofia e método


Tendo em vista os objetivos propostos na Diretriz Curricular de Filosofia, as aulas serão no sentido de levar o aluno a questionar sua realidade, analisar, comparar, decidir, planejar e expor ideias, bem como ouvir e respeitar as de outrem configurando um sujeito crítico e criativo. Igualmente, as atividades nas aulas ocorrerão conforme o tema a ser tratado exigir: a sensibilização propriamente dita (através de um problema, questionamentos dos próprios alunos, uso de textos e/ou filmes, etc.), aulas expositivas (com abertura ao debate), estudo e reflexão de textos de caráter filosófico - ou que possam dar margem à reflexão de cunho filosófico. Redação e apresentação de trabalhos, em que os alunos demonstrarão ou não a apreensão dos temas e problemas investigados através da criação de conceitos. Dessa forma, cremos estar caminhando em direção ao desenvolvimento de valores importantes para a formação do estudante do ensino médio: solidariedade, responsabilidade e compromisso pessoal.

A proposta de trabalho para os alunos e a avaliação ocorrerá no sentido de contribuir tanto para o professor, possibilitando avaliar a própria prática, como para o desenvolvimento do aluno; permitindo-lhe perceber seu próprio crescimento e sua contribuição para a coletividade. Será, portanto, de caráter diagnóstico e som ativo (em caráter de zero a dez), conforme o desempenho individual e/ou coletivo. Serão adotados como instrumentos, além da auto-avaliação:
-Textos produzidos pelos alunos;
-Participação em sala de aula;
-Atividades e exercícios realizados em classe ou extra-classe;
-Atividades de pesquisa através do laboratório de informática;
-Testes escritos;
-Apresentação dos temas (oral ou escrita) em estudo;
-Registro das aulas, conforme a necessidade;


VIOLÃO
Gemima Reis
Estudo ordenado e progressivo em violão popular, abordando leitura, técnica e interpretação;
- Melodias cifradas, Inversão de acordes, campo harmônico;
- Interpretação musical (vocal e instrumental) de peças musicais de diversos gêneros musicais, como Rock, Pop Rock, Sertanejo e Reggae;
- Análise da História da Música relacionada ao Instrumento Violão.
- Oportunizar o desenvolvimento das habilidades técnicas específicas do instrumento violão;
- Conhecer as possibilidades de utilização do instrumento no cotidiano;
- Contextualizar o instrumento na história da música;
- Proporcionar ao aluno o estudo ordenado e progressivo dos elementos musicais através do uso do violão, abordando leitura, técnica e interpretação;
- Desenvolver atividades musicais de forma artística, dentro do ambiente escolar;
- Auxiliar o estudante a melhorar sua execução e sua interpretação
instrumental de peças musicais de diferentes estilos musicais, solo e em conjunto;
- Estimular a prática da leitura de cifras e de exercícios técnicos.
1º Bimestre:
- As Partes do Violão;
- Origem do instrumento;
- A História do Violão;
- Cifra: como interpretar;
- Exercícios no Violão;
- Treinar os acordes: D(ré), A(lá) e Em (Mi menor), G(sol), Bm ( Si menor);
- Exercícios para aperfeiçoamento da coordenação motora;
- Repertório: Luar do Sertão, Valeu Amigo, Planos Impossíveis;
- Ritmos populares no violão;
2º Bimestre:
- Abordagem histórica dos estilos musicais Rock e Sertanejo;
- A evolução do Rock e a utilização de diversos instrumentos musicais;
- A Música Sertaneja e suas fases;
- A utilização do violão na Música Sertaneja;
- Treinar os acordes: D(ré), A(lá) e Em (Mi menor), G(sol), Bm ( Si menor), E(mi), F#m (Fá sustenido menor);
- Repertório: Não Precisa – Paula Fernandes, Pra Você – Paula Fernandes;
3º Bimestre:
- Ritmo, Melodia e Harmonia;
- Afinação do Violão
- Utilização do Capotraste;
- Conservação do Violão;
- Treinar os acordes: D(ré), A(lá) e Em (Mi menor), G(sol), Bm ( Si menor), E(mi), F#m (Fá sustenido menor);
C(Dó); Am(lá menor); F(Fá);
- Repertório: Fácil – Jota Quest; A sua maneira – Capital Inicial;
4º Bimestre:
- Composição com o auxílio do violão;
- Campo Harmônico;
- Repertório: Te esperando – Luan Santana;
- Tipos de Violão, marcas e estilos diferentes.
- Treinar os acordes: D(ré), A(lá) e Em (Mi menor), G(sol), Bm ( Si menor), E(mi), F#m (Fá sustenido menor);
C(Dó); Am(lá menor); F(Fá);
- Formar grupos entre os alunos e elencar para cada grupo um gênero musical para pesquisarem;
- Realizar um levantamento de dados por meio de um questionário para delinear as preferencias musicais dos alunos, suas práticas musicais e os principais interesses e curiosidades em relação à Música;
- Propiciar momentos com dinâmicas que estimulem a criação musical;
- Explorar dinâmicas e músicas que desenvolvam a execução musical dos alunos;
- Visualização de vídeos e debates sobre a História do Violão;
- Escuta musical atenta de diversos gêneros musicais;
- Dinâmica em grupo para marcar o pulso musical para um melhor entendimento dos ritmos no geral;
- Atividades de canto, com músicas de diferentes estilos musicais;
- Utilização do multimídia para contextualização de músicas que serão executadas no violão pelos alunos;
- Praticar no violão diversas notas musicais;
- Identificar os ritmos de músicas populares e representar no violão.
Aspectos Qualitativos:
- Participação positiva e construtiva durante as aulas;
- Organização com o material de uso, como as cifras;
- Comprometimento em cuidar do instrumento;
- Dedicação total para o aprendizado;
- Frequência nas aulas;
- Participar das apresentações nos eventos do calendário escolar.
Aspectos Quantitativos:
- Executar com destreza, no violão, as sequências de acordes, solicitadas durante as aulas;
- Tocar no violão, em grupo ou individualmente, as músicas propostas durante cada
bimestre;
- Alcançar o entendimento dos ritmos ensinados e executar no violão.
LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA
Tania Berticelli Taffarel






OBS;  Além desses conteúdos serão desenvolvidas as atividades de aprendizagem, que estão organizadas no PLANTE da escola.