terça-feira, 31 de março de 2015

Projeto EMI 1º Bimestre/2015


EIXO NORTEADOR DO EMI: COMUNIDADE

EIXO NORTEADOR DA ESCOLA: ESCOLA, LUGAR DE... ENSINAR, APRENDER, CONVIVER, COM RESPEITO E COMPROMETIMENTO.

TEMA: TEMPO DE PÁSCOA  e o RESPEITO AO SER HUMANO

PROBLEMATIZAÇÃO: Como resgatar os valores humanos, contribuindo para a diminuição da pratica de atos violentos como o bullying, na escola.
Meta do projeto:
Motivar os alunos para aprender a respeitar, escutar o outro, ser solidários,  ser tolerantes,  trabalhar em equipe,  compartilhar ou socializar.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar condições para que os educandos se conscientizem da necessidade de respeito entre todos através do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de cada um, construindo valores éticos e morais para o exercício de sua cidadania, partilhando o que sabe e o que aprende.

JUSTIFICATIVA
Todo ser humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em que os cidadãos atuem comprometidos com o bem comum.
A função maior da escola é contribuir para a construção da cidadania, formando cidadãos conscientes, participativos e com uma conduta pautada em valores sólidos.
Sabemos que todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por isso,  trabalham para que as estruturas, as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos. A CF 2015 busca propor à sociedade, o diálogo, a convivência fraterna e o cuidado do bem-estar daqueles que convivem, com o Lema “Eu Vim para Servir”.
Inserido neste contexto está a escola, que participa ativamente dos acontecimentos da sociedade e, é por isso que educandos e educadores trabalham na construção e aprendizagem deste projeto no período que antecede a Páscoa.
Um dos papéis da escola é levar o aluno a conhecer as  diversas manifestações culturais de seu meio e construir uma relação de respeito com elas. A intenção do projeto é promover atividades lúdicas e dinâmicas a fim de despertar valores que conduzam ao respeito, a responsabilidade, a reflexão critica, orientando-os a aprender a trabalhar em equipe, tornando-se mais  participativos, critico reflexivos, e ser capaz de demonstrar o que aprende em suas ações.
Assim, a escola torna-se um lugar bastante privilegiado, tanto quanto a família, na preparação do indivíduo para a convivência nessa sociedade, pois é local da diversidade e de heterogeneidade. 

ATIVIDADE DE MOTIVAÇÃO:
No ginásio de esportes, realização de dinâmicas de integração e socialização com alunos da turma do EMI, no dia 10 de fevereiro de 2015.

CRONOGRAMA:
1º Bimestre de 2015.

TURMA: 2º ANO DO EMI

AVALIAÇÃO
            Será participativa, diagnóstica, dialética, dinâmica, instrumental e investigativa do processo de construção do conhecimento do educando. Como instrumentos serão utilizados aspectos qualitativos e quantitativos; Comprometimento; Compreensão; Criatividade; Raciocínio lógico; Articulação dos saberes. Será levada em consideração a participação efetiva nas atividades, a colaboração com os colegas e a mudança de atitudes respeitando os valores trabalhados.

SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO;

A culminância da atividade de aprendizagem será no dia 02 de abril/2015, apresentação de teatros, mensagens,  musicas, paródias, partilha de alimentos entre a comunidade escolar, organizado pelos alunos do EMI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário