EIXO NORTEADOR DO EMI: COMUNIDADE
EIXO NORTEADOR DA ESCOLA: ESCOLA, LUGAR DE... ENSINAR,
APRENDER, CONVIVER, COM RESPEITO E COMPROMETIMENTO.
TEMA: TEMPO DE PÁSCOA e o RESPEITO AO SER HUMANO
PROBLEMATIZAÇÃO: Como
resgatar os valores humanos, contribuindo para a diminuição da pratica de atos
violentos como o bullying, na escola.
Meta do projeto:
Motivar os alunos para
aprender a respeitar, escutar o outro, ser solidários, ser tolerantes, trabalhar em equipe, compartilhar ou socializar.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar
condições para que os educandos se conscientizem da necessidade de respeito
entre todos através do reconhecimento, da aplicação dos direitos e deveres de
cada um, construindo valores éticos e morais para o exercício de sua cidadania,
partilhando o que sabe e o que aprende.
Todo ser
humano tem suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que
culminam nas atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem
preconceitos, em que os cidadãos atuem comprometidos com o bem comum.
A função
maior da escola é contribuir para a construção da cidadania, formando cidadãos
conscientes, participativos e com uma conduta pautada em valores sólidos.
Sabemos que
todas as pessoas que formam a sociedade são filhos e filhas de Deus. Por
isso, trabalham para que as estruturas,
as normas, a organização da sociedade estejam a serviço de todos. A CF 2015
busca propor à sociedade, o diálogo, a convivência fraterna e o cuidado do
bem-estar daqueles que convivem, com o Lema “Eu Vim para Servir”.
Inserido
neste contexto está a escola, que participa ativamente dos acontecimentos da
sociedade e, é por isso que educandos e educadores trabalham na construção e
aprendizagem deste projeto no período que antecede a Páscoa.
Um dos
papéis da escola é levar o aluno a conhecer as
diversas manifestações culturais de seu meio e construir uma relação de
respeito com elas. A intenção do projeto é promover atividades lúdicas e
dinâmicas a fim de despertar valores que conduzam ao respeito, a
responsabilidade, a reflexão critica, orientando-os a aprender a trabalhar em
equipe, tornando-se mais participativos,
critico reflexivos, e ser capaz de demonstrar o que aprende em suas ações.
Assim, a
escola torna-se um lugar bastante privilegiado, tanto quanto a família, na
preparação do indivíduo para a convivência nessa sociedade, pois é local da
diversidade e de heterogeneidade.
ATIVIDADE DE MOTIVAÇÃO:
No ginásio
de esportes, realização de dinâmicas de integração e socialização com alunos da
turma do EMI, no dia 10 de fevereiro de 2015.
CRONOGRAMA:
1º
Bimestre de 2015.
TURMA: 2º
ANO DO EMI
AVALIAÇÃO
Será
participativa, diagnóstica, dialética, dinâmica, instrumental e investigativa
do processo de construção do conhecimento do educando. Como instrumentos serão
utilizados aspectos qualitativos e quantitativos; Comprometimento; Compreensão;
Criatividade; Raciocínio lógico; Articulação dos saberes.
Será levada em consideração a participação efetiva nas atividades, a
colaboração com os colegas e a mudança de atitudes respeitando os valores
trabalhados.
SOCIALIZAÇÃO DO PROJETO;
A culminância da
atividade de aprendizagem será no dia 02 de abril/2015, apresentação de
teatros, mensagens, musicas, paródias,
partilha de alimentos entre a comunidade escolar, organizado pelos alunos do
EMI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário