TEMA; Meio Ambiente; “Água Flor da Vida”
METAS; Desenvolvendo
uma postura adequada em relação ao ambiente em que vivemos.
JUSTIFICATIVA:
O crescente desrespeito aos
animais, às árvores, às nascentes e às mata ciliares; a falta de cuidados com a
água tratada e seu desperdício, o uso
indiscriminado de venenos, a derrubada de árvores, as alterações no meio
ambiente e mudanças climáticas, tudo
isso não nos permite ficar indiferentes e omissos diante de uma realidade que
se apresenta tão devastadora. Afinal,
foi a nossa geração, a de nossos pais, avós e bisavós que alteraram o clima do
planeta. O plantio de árvores é um ato de cidadania. Não basta simplesmente
plantar. É preciso conhecer e se responsabilizar pela manutenção do exemplar
plantado. A crescente degradação ambiental e poluição de rios não é mais
exclusividade apenas dos grandes centros industriais. Em cidades do interior,
um dos temas de preservação é a recuperação das nascentes e encostas dos rios,
que, devido ao desmatamento, acarretam em problemas sistêmicos que começam com
erosões, assoreamento, diminuição da vazão das nascentes, modificação no
microclima e alteração do ecossistema. Como forma de diminuir tamanha agressão,
esta atividade de aprendizagem busca atuar no plantio de árvores nativas em
áreas de degradação ambiental, mais especificamente ás margens do Rio das
Flores no município de Paraíso. O projeto é interdisciplinar, e envolve também
a EPAGRI e o SICOOB, parceiros colaboradores do Projeto “Água; Flor da Vida”.
OBJETIVOS
Proporcionar estratégias de
aprendizagens, visando a formação de cidadãos autônomos, críticos e atuantes na
sociedade em que vivem e propiciar situações para aprimorar e desenvolver nos
educandos uma consciência ecológica.Envolver toda a comunidade escolar no
projeto.
Oportunizar situações para
desenvolver a oralidade e a escrita através de ações, ideias, opiniões, juízos
e experiências.Levar à praticidade os conhecimentos adquiridos durante o
desenvolvimento deste projeto, principalmente em relação ás árvores, á água e ao lixo.
Conscientizar a comunidade
escolar sobre os efeitos danosos do aquecimento global no que se refere à
flora, à fauna, às nascentes de água e
seus mananciais e à agricultura, promovendo
ações para a proteção do ecossistema, como: evitando as queimadas, a derrubada
de árvores, a poluição das águas,a emissão de gases na atmosfera e a
contaminação dos riachos.
ATIVIDADES AS SEREM
DESENVOLVIDAS;
Pesquisa com os alunos em livros, jornais, revistas e
internet.
Trabalhos com palavras cruzadas e acrósticos.
Montagem e recortes com exposição dos trabalhos realizados.
Pesquisa de palavras desconhecidas.
Redigir estudos gramaticais através dos textos e tema em
estudo.
Compor poemas, dissertações, descrições e relatórios.
Conversas informais sobre o tema em estudo.
Apresentação de slides, dvds e cds sobre conservação da água
e mata ciliar, meio ambiente, animais em extinção, sobrevivência do planeta,
aquecimento global.
Formação de grupos de estudos para levar às comunidades o
trabalho realizado que vem sendo realizado pelos alunos no Projeto “RIO das
Flores Rio da Vida”
Plantio de árvores nas proximidades do Rio das Flores.
Fixar tabuletas, cartazes, murais na escola e na comunidade escolar alertando sobre a
recolha do lixo, conservação das árvores, preservação da vida no planeta.
Apresentação do filme: “Uma verdade inconveniente”.
Organizar uma sessão artística sobre “Aquecimento global”.
Confecção de camisetas.
Visita a bibliotecas.
Leitura e interpretação de textos de diferente natureza:
poemas, contos, letras de música, jornais, revistas, internet, notícias,
manchetes sobre este tema.
Confecção de livros e cartazes sobre o ecossistema.
Palestras: conscientização de cuidar da vida do planeta, lixo
seco, meio ambiente.
CRONOGRAMA:
2º
Bimestre de 2015.
TURMA: 2º
ANO DO EMI
AVALIAÇÃO
A avaliação será
continua ao longo do desenvolvimento do projeto, nos aspectos quantitativos e
qualitativo da aprendizagem segundo o PPP/ 2015.
CULMINÂNCIA DO
PROJETO;
Plantio de árvores no
dia 02/06/2015
Caminhada cívica em Protesto pela degradação ambiental e o
uso indiscriminado da água e poluição da mesma no dia 12/06/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário